terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CITAÇÕES FAVORITAS: "O pequeno príncipe"

Desde o ano passado, o livro "O Pequeno Príncipe" entrou pra minha lista de livros favoritos.
Sim, só no ano passado. E não, eu ainda não tinha lido esse livro tão conhecido e valorizado (mundialmente).

Sei lá, acho que alguma vez na minha infância eu devo ter lido, ou pelo menos ter começado a ler. Mas nunca tinha entendido o real sentido da história, que apesar da sua "complexidade", é tão simples, inocente e cativante. 


De uns tempos pra cá, todas as vezes que leio algum livro, e acho frases interessantes que de alguma forma me passaram algum ensinamento, eu tenho o costume de grifar. 

E por isso, hoje, resolvi mostrar as minhas citações favoritas do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry. 
O livro tem várias edições, e a minha é a "pocket ouro", aquelas edições de bolso, conhecem?! O livro tem aquarelas lindas do autor, é bem fininho (tem 92 páginas), e dá pra ler em uma noite só. 

"Elas (as pessoas grandes, como diz o autor) têm sempre necessidade de explicações detalhadas."
"Quando a gente anda sempre em frente, não pode mesmo ir longe..."
"Mas ninguém lhe dera crédito, por causa das roupas típicas que usava. As pessoas grandes são assim." 
"Quando a gente lhes fala de um novo amigo, as pessoas grandes jamais interessam em saber como ele realmente é. Não perguntam nunca: 'Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele colecionava borboletas?' Mas perguntam: 'Qual é a sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?" 
"Mas, com certeza para nós, que compreendemos o significado da vida, os números não tem tanta importância!" 
 "O pequeno príncipe jamais renunciava a uma pergunta uma vez que a tivesse feito."
" — Conheço um planeta onde há um sujeito vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão contas. E todo dia repete, como tu: 'Eu sou um homem sério! Eu sou um homem sério!' Mas ele não é um homem; é um cogumelo!"
"— Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla." 
"— Exato. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade se baseia na razão." 
"— Tu julgarás a ti mesmo. É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, é um verdadeiro sábio." 
"Porque, para os vaidosos, os outros homens são seus admiradores." 
"Esse aí seria desprezado por todos os outros, o rei, o vaidoso, o beberrão, o empresário. No entanto, é o único que não me parece ridículo. Talvez porque é o único que se ocupa de outra coisa que não seja com ele próprio." 
"As pessoas grandes não acreditarão, é claro. Elas julgam ocupar muito espaço. Imaginam-se tão importantes quanto os baobás." 
"Entre os homens a gente também se sente só." 
"É completamente seco, pontudo e salgado. E os homens não têm imaginação. Repetem o que a gente diz... No meu planeta eu tinha uma flor; e era sempre ela que falava primeiro." 
"— Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos a necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..." 
"— A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos."
"Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no mundo."
"— Sois belas, mas vazias. Não se pode morrer por vós."

"Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." 
"— Só as crianças sabem o que procuram."
"O que tanto me comove nesse príncipe adormecido é sua fidelidade a uma flor; é a imagem de uma rosa que brilha nele como a chama de uma lamparina, mesmo quando ele dorme..." 
"— Os homens do teu planeta cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram... E, no entanto, o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa, ou num pouco de água. Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração." 
"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..." 
"— As pessoas vêem estrelas de maneiras diferentes. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, ela são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve..."
Bom, essas são as citações que estão grifadas no meu livro, e que me chamaram atenção de alguma forma.
Deixei em negrito as que eu acho mais impactantes e que mais se encaixam sobre a nossa realidade.

Espero que tenham gostando e se inspirado (pelo menos um pouquinho) com esse livro tão incrível.
Acho que todo mundo deveria experimentar a ler, e passar a ver a vida e suas situações com um pouquinho mais de amor e simplicidade.

"Esta é, para mim, a mais bela e a mais triste paisagem do mundo."



























Nenhum comentário:

Postar um comentário